Ano após ano, o Grêmio vai reforçando a sua tradição na Libertadores da América com campanhas expressivas e números invejáveis. Nesta quinta-feira, o tricolor esteve no Paraguai e saiu de lá classificado às quartas de final depois de bater o Libertad por 3×0.
Empolgado, o presidente Romildo Bolzan Jr mandou recado pós-jogo em entrevista ao Facebook Watch, já projetando a próxima fase contra o Palmeiras:
“O Palmeiras quer o título (da Libertadores) e disputar o Mundial. É o rival mais difícil que poderíamos enfrentar. O Grêmio sabe onde está pisando, mas não duvidem da nossa imortalidade”, destacou.
💯🇪🇪 O @Gremio é o primeiro clube do Brasil a chegar à marca de 100 vitórias na história da #Libertadores!
🏆 O tricampeão soma 19 participações! Ninguém no país disputou mais vezes, ninguém tem mais títulos. É o líder em vitórias. Copeiro! pic.twitter.com/7ADpMpNfWW
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) August 2, 2019
Baseado na “imortalidade” citada por Bolzan, listamos abaixo cinco fatos que fazem do Grêmio o maior brasileiro em se tratando de Libertadores:
- Com três títulos, é o maior campeão do Brasil ao lado de Santos e São Paulo
- No entanto, é o único a ter vencido em três décadas diferentes – 80 (1983), 90 (1995) e 10 (2017)
- É o brasileiro com mais vitórias na história da Libertadores – chegou a 100 nesta quinta sobre o Libertad
- É o brasileiro com mais participações ao lado de Palmeiras e São Paulo – 19
- É o brasileiro com mais chegadas às quartas de final da Libertadores – 11
Para completar, o tricolor ainda ostenta o rótulo de ter sido o último brasileiro a ter vencido o badalado torneio continental, em 2017. O atual campeão é o River Plate, que segue vivo nesta edição e encara o Cerro Porteño nas quartas de final.