Para triunfar com a camisa do Grêmio, clube pelo qual assinará contrato de dois anos, Diego Churín contou com a “benção” do ex-lateral-direito Francisco Arce, multicampeão com a camisa gremista na década de 90 – Arce, atualmente, é treinador do Cerro Porteño e vinha convivendo com o centroavante.
Na despedida do clube paraguaio, o jogador argentino contou como foi a conversa com Arce e as impressões passadas sobre o Grêmio:
“Ele (Arce) me deu umas boas vindas, por assim dizer. Ele vestiu essa camiseta e sabe o que é jogar no Grêmio, o que é ganhar coisas, o que pretende o clube, a responsabilidade que se leva. É um passo adiante na minha carreira, creio, e o Arce significou bastante neste tempo”, declarou.
Churín chegou a Porto Alegre em voo particular no final da tarde desta sexta. Antes, gravou um emocionante vídeo de despedida ao Cerro, onde chorou:
Por los goles…
Por la pasión…
Por el compromiso…
Por el amor a estos colores…
¡Muchas gracias @dchurin! 💙❤️
Te esperamos siempre por el Barrio 🏟️#GraciasDiegol ⚽️ pic.twitter.com/F9KkgHymJe
— Club Cerro Porteño (@CCP1912oficial) October 23, 2020
A Rádio Gre-Nal registrou um vídeo da sua chegada ao Rio Grande do Sul:
🇧🇼#Grêmio | Diego Churín acaba de desembarcar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Atacante viajou num voo particular. Agora, Churín vai realizar exames médicos e assinar o contrato com o Grêmio. @rdgrenal pic.twitter.com/fA8HJQOlsy
— Bruno Flores (@brunofloresrd) October 23, 2020
O valor total da negociação gira na casa dos R$10 milhões, com os gaúchos adquirindo 80% dos direitos econômicos do centroavante de 30 anos.