
Ao longo desta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) sobre o lance mais polêmico do Gre-Nal 447. Disputado na noite do último sábado, o clássico gaúcho terminou empatado em 1×1 na Arena e o Grêmio reclamou de pênalti não dado de Aguirre em Aravena na reta final. O árbitro Braulio da Silva Machado foi ao VAR e manteve a decisão de campo.
“O parecer técnico do Comitê Internacional é de que houve pênalti no lance citado. O defensor do Internacional/RS não toca na bola, dá uma entrada imprudente no adversário e o atinge com a perna direita dentro da área penal, fazendo-o tropeçar”, diz o parecer, recomendando a marcação de penalidade no lance e dando razão às reclamações gremistas.
O comitê é uma das novidades do Brasileirão de 2025 e tem a participação dos ex-árbitros Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Meira Ricci, além do diretor de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, e do integrante da Comissão de Árbitros, Fabricio Vilarinho.
A íntegra do parecer do comitê:
“No dia 20 de abril de 2025, em reunião virtual dos componentes do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais – CCEI, houve a deliberação técnica em relação ao lance ocorrido aos 38 minutos do 2°tempo da partida supramencionada. Segue o parecer:
“O parecer técnico do Comitê Internacional é de que houve pênalti no lance citado. O defensor do Internacional/RS não toca na bola, dá uma entrada imprudente no adversário e o atinge com a perna direita dentro da área penal, fazendo-o tropeçar.
A reunião teve a participação dos componentes do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais – CCEI, Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Ricci, do Diretor de Arbitragem-CBF, Rodrigo Cintra e do integrante da Comissão de Árbitros-CBF, Fabricio Vilarinho.
Quaisquer providências administrativas, sejam elas instruções e/ou arquivamento, serão deliberadas internamente pela Diretoria de Arbitragem-CBF. O C.C.E.I. emite este parecer técnico, de modo consultivo, para instruções e demais finalidades definidas por esta Diretoria de Arbitragem CBF”.
O diálogo do VAR:
VAR: “Braulio, contato lateral. Como você viu o contato?”
Braulio: “Contato lateral, pela bola”
VAR: “Ele busca a bola, não consegue pegar e atinge”
VAR: “Vem dar uma olhada na jogada, por favor. Tem um contato que pega na perna”
AVAR: “Concordo, Reway. Contato imprudente da coxa na coxa esquerda do atacante”
Braulio: “Tem um contato lateral. Os dois jogadores tentando jogar bola. Tem um contato de cadeira com cadeira (cintura). Agora eu quero ver a velocidade normal. Estou vendo bem o lance. Até agora não vi nada diferente. Os dois tentando jogar bola. Mas eu quero verificar 100%. Tá aí, perfeito. Estou voltando com tiro de meta para o Grêmio”
VAR: “Ok”
3 Comentários