Grêmio

CBF anuncia mudanças radicais no calendário do futebol brasileiro; Copa Sul-Sudeste é criada

Entenda as importantes alterações promovidas pela CBF

Em evento realizado durante a manhã desta quarta-feira, 1°, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF – anunciou mudanças estruturais no calendário a partir de 2026, com alterações que vão impactar todos os clubes e competições. As principais novidades são o aumento de duração do Brasileirão, a redução dos estaduais, a alteração na fórmula da Copa do Brasil e as criações dos torneios regionais: Copa Sul-Sudeste, Copa Centro-Oeste e Copa Norte.

Brasileirão

A partir do ano que vem, o Brasileirão, sem mudanças nas regras, começará no dia 28 de janeiro e terminará no dia 2 de dezembro. A ideia da CBF é tornar o campeonato mais atraente, com mais visibilidade e tempo de preparação das equipes a cada jogo. A competição irá parar durante a Copa do Mundo a partir de junho.

Estaduais

Os torneios estaduais, como o Gauchão, estão mantidos, mas sofrerão importante impacto na redução de datas. Serão apenas 11 datas para as disputas e cada federação terá autonomia para definir a sua fórmula. Já se sabe, desde já, que os estaduais de 2026 serão disputados “junto” com o começo do Brasileirão. As datas dos estaduais vão de 11 de janeiro a 8 de março.

+ Como Grêmio e Inter devem se preparar para um Gauchão bem diferente em 2026

Copa do Brasil

A Copa do Brasil é o torneio de maior mudança estrutural a partir de 2026 pelas definições da CBF, a começar pelo número de participantes, agora passando de 92 para 126 times. Os 20 clubes da Série A, como Inter e Grêmio, por exemplo, só entram a partir da quinta fase. A outra novidade é que a final passará a ser em jogo único, já marcado para 6 de dezembro do ano que vem. Apenas a quinta fase, as oitavas de final, as quartas de final e as semifinais serão em jogos de ida e volta.

Copas regionais

A CBF também definiu a criação de copas regionais, como a Copa Sul-Sudeste, Copa Centro-Oeste e Copa Norte. Porém, só vão participar destas competições os times que não se classificarem para as competições internacionais como Conmebol Libertadores e Copa Sul-Americana. Esses torneios serão disputados em 10 datas, entre março e junho. A Copa Sul-Sudeste, por exemplo, terá duas vagas para cada estado (PR, RS, SC, RJ, SP e MG), em um total de 12 times.

+ Vem ou não? Dirigente do Grêmio cita ligação para Volpi após repercussão negativa do negócio

Artigos relacionados

Bloqueador de anúncio detectado

Para continuar acessando nossos artigos gratuitamente, considere desativar o bloqueador de anúncios. Valorizamos o oferecimento de conteúdo gratuito, mas os anúncios são nossa principal fonte de receita para manter esse serviço. Sua compreensão e apoio fazem toda a diferença. Obrigado!