Iniciando o seu trabalho no Santos, o técnico português Pedro Caixinha conheceu a primeira derrota na temporada nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, ao levar a virada de 2×1 para o Palmeiras. Neste começo de gestão, o comandante nascido em Portugal vem mantendo Soteldo, ex-Grêmio, como seu titular, apesar de, nas suas palavras, ser um jogador “indisciplinado taticamente”.
“Disse no primeiro jogo que, pelo que conheço do Paulistão, as equipes que tem mais tempo para treinar tem uma vantagem física. Foi evidente de uma equipe que se prepara para jogar semana a semana. Não temos essa possibilidade. Temos que continuar com as opções e dinâmicas que temos. Sabemos do risco de lesões e desgaste. Mas não temos outra opção e temos que seguir em frente”, declarou Caixinha, em coletiva recuperada pelo Globoesporte.com.
Em seguida, Caixinha explicou as suas substituições e escolhas durante o jogo. Foi aí que veio a crítica da parte tática de Soteldo:
“Disse na palestra para eles antes do Mirassol que tinha histórico de substituição aos 20 minutos. Não há nenhuma regra no futebol em qual período tenho que mexer e nem que um jogador que entra não pode sair. Naquele momento estávamos desequilibrados no meio de campo. Soteldo é muito bom jogador, mas indisciplinado taticamente. Quando isso acontece, temos que ter soluções no banco para manter os jogadores com criatividade e equilibrar a equipe. Nesse momento era ter um meio com mais presença”, finalizou.
Grêmio quer substituto para Soteldo
Enquanto isso, o treinador gremista Gustavo Quinteros segue aguardando um substituto para Soteldo, que foi titular do Grêmio durante praticamente toda a temporada de 2024 com Renato Portaluppi:
“Nós não estamos reforçando a equipe. Estamos repondo os jogadores que se foram. E ainda não fizemos a reposição de todos. Diego Costa, Soteldo, Reinaldo, os zagueiros. Falta substituí-los, ou seja, não estamos reforçando. O clube está fazendo a gestão e nós estamos trabalhando para incorporarmos jogadores e conceitos táticos para que a equipe vá bem”, comentou, após o empate fora contra o Brasil de Pelotas na estreia do Gauchão.