Em uma de suas primeiras entrevistas mais longas após a conclusão do rebaixamento do Grêmio à Série B, o presidente Romildo Bolzan Jr admitiu que vem tendo um fim de ano repleto de “amargura”, ainda sofrendo pelo desfecho trágico no Brasileirão. Ao site Globoesporte.com, ele também confirmou que uma eventual permanência de Douglas Costa no clube terá que ter relação com uma redução salarial – veja as principais aspas:
Faria algo diferente para evitar o rebaixamento:
“Poderia ter feito, mas não cabe aqui. Se eu disser alguma coisa nesse sentido, vou polemizar uma situação que poderia justificar algumas coisas, mas poderia comprometer outra. Não estou disposto mais a este tipo de coisa. Já paguei toda minha conta, já estou por baixo, no fundo do poço e agora estou no momento de amargura. Na verdade, tenho que trabalhar intensamente para um contexto de recuperação de elenco, sabendo que algumas coisas poderiam não ter acontecido e aconteceram em 2021. Que não se repita em 2022″
Saída de Renato em abril
“Não paramos nunca de jogar. O declínio técnico que o time tinha no próprio Brasileiro, naquelas últimas cinco partidas perdidas… Depois a nossa fragilidade de enfrentamento contra o Palmeiras e Independiente Del Valle. Tudo isso acabou desgastando aquilo que já vinha sendo desgastado. Foi uma avaliação que fizemos e também do próprio Renato. Eram quase cinco anos de convivência. Às vezes gera ambientes que ficam um tanto acostumados com poucas reações, no modo de fazer as coisas. Então, é natural que tenha sua ruptura. E teve. Certo ou errado, teve. Mas naquele momento era o que tinha que ser feito”
Futuro de Douglas Costa
“Não conversei ainda, e temos contrato em vigor. Se ele não tiver situação de algum outro negócio que possa trazer para nós, vai permanecer no clube. É assim que funciona. A única coisa que talvez tivéssemos que fazer é uma adaptação nos fluxos de pagamento dele. Isso é natural. Todos vão sofrer esse tipo de abordagem, para se readaptar. Vamos levar ainda uns dois meses para fazer todo esse ajustamento interno”
Principais rivais na Série B
“Vai determinar quem fizer o melhor elenco, o melhor futebol, quem tiver a melhor estrutura, a melhor capacidade de enfrentar a Série B. Não vejo isso como barbada, não. Está lá o Vasco, Cruzeiro, Sport, Ponte Preta, Guarani. Eu vejo situações bastante complicadas. Temos que nos organizar para não ter dificuldades e sobressaltos. Escapamos de 2005 por um detalhe. O Cruzeiro não conseguiu escapar nem por detalhe, não tem chegado nem perto dessas situações. Então, o Grêmio sabe perfeitamente os cuidados de um campeonato dessa natureza”