
Em escolha feita por jornalistas convidados de todas as cidades dos clubes participantes do campeonato e pela equipe da FGF, foram conhecidos na noite desta segunda-feira os melhores do Gauchão de 2022. Representante do time campeão, o Grêmio, o volante Bitello foi escolhido o melhor jogador do campeonato e celebrou o prêmio recebido:
“Muito feliz por esse prêmio, obrigado a toda minha equipe, comissão e torcedor gremista”, resumiu em breves palavras.
Além de Bitello, o Grêmio teve na seleção dos melhores o zagueiro Geromel e o centroavante Diego Souza. Vice-campeão, o Ypiranga botou cinco nomes: Edson, Gedeílson, Porfírio, Falcão e Erick. Já o Inter teve apenas o meia Mauricio entre os 11 melhores. Veja como ficou:
Goleiro: Edson (Ypiranga)
Lateral-direito: Gedeílson (Ypiranga)
Zagueiro: Nathan (Aimoré)
Zagueiro: Geromel (Grêmio)
Lateral-esquerdo: Diego Porfírio (Ypiranga)
Meio-campo: Falcão (Ypiranga)
Meio-campo: Bitello (Grêmio)
Meio-campo: Maurício (Inter)
Meio-campo: Luizinho (Brasil)
Atacante: Erick (Ypiranga)
Atacante: Diego Souza (Grêmio)
Técnico: Luizinho Vieira (Ypiranga)
Luizinho Vieira, do Ypiranga, foi eleito o melhor técnico, enquanto Leandro Vuaden venceu como melhor árbitro. O “Prêmio Bucha” foi para Diego Souza pelo gol por cobertura marcado contra o São Luiz na Arena. Adilson Stankiewicz, presidente do Ypiranga, ganhou como melhor dirigente e o São Luiz ganhou o troféu Fair Play do Gauchão 2022.
Brenno, do Grêmio, foi o goleiro menos vazado e Erick, do Ypiranga, foi o artilheiro do estadual com seis gols marcados.