
O jornalista Fabiano Baldasso, identificado com o Internacional desde 2016, gravou um vídeo nas redes sociais nas últimas horas respondendo o colega Mauricio Saraiva, do Grupo RBS, sobre a força dos “influencers” na mídia esportiva. Baldasso, que já fez parte do jornalismo tradicional até 2017, aproveitou para criticar o modelo convencional de cobertura esportiva.
No vídeo, Baldasso iniciou sua resposta destacando o respeito que tem por Mauricio Saraiva, mas discordando da visão do colega sobre os influencers.

“Eu queria mandar um recado para o meu amigo Mauricio Saraiva. Trabalhei muito tempo com ele, é um grande cara, um grande cidadão, bom caráter, uma figura adorável, bom profissional e não tenho nada contra ele. Mas ele passou o dia ontem atacando os ditos ‘influencers’. Numa posição que me obriga a dar uma resposta, até porque sou protagonista neste processo”, iniciou Fabiano Baldasso.
Segundo Baldasso, a abordagem de Saraiva trata os influencers de forma pejorativa, como se fossem menos profissionais. Ele reforçou que sua escolha por um jornalismo independente não significa falta de capacidade, mas sim uma forma mais transparente de comunicação.
“Eu faço hoje um jornalismo diferente do teu, mas não é porque eu tenho menos capacidade do que tu, mas porque eu escolhi um caminho diferente. E que eu considero um caminho mais transparente com as pessoas”.
– Fabiano Baldasso.
Crítica ao jornalismo esportivo tradicional
Para Baldasso, o crescimento dos influencers na mídia esportiva se deve, em grande parte, à incompetência do jornalismo tradicional, que, segundo ele, mantém uma postura arrogante e prepotente.
“Se existem hoje ‘influencers’ fortes fora dos meios tradicionais de comunicação é muito por incompetência de vocês. Desta velha arrogância e prepotência do jornalismo esportivo em achar que o que eles fazem, de forma rebuscada e técnica, é o mais interessante para as pessoas”, disse Fabiano Baldasso.
O jornalista ainda reforçou que sua escolha por um jornalismo torcedor foi um dos fatores que o aproximaram do público.
“Em 2016, assumi meu time para torcer. Sou um comunicador torcedor e considero essa a forma mais transparente de lidar com as pessoas”.
Próximos desafios do Inter
O Internacional agora foca na partida contra o Mirassol, pelo Brasileirão, no domingo (20h30), no Beira-Rio. Depois, encara o Bahia, no dia 28 de maio, às 19h, pela Libertadores, precisando ao menos de um empate para garantir vaga nas oitavas de final.