
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o áudio da conversa na cabine do VAR na análise do lance que definiu a vitória do São Paulo, no Morumbis, por 2×1, sobre o Grêmio, pelo Brasileirão. Com revisão no monitor, o árbitro de campo Rodrigo José Pereira Lima acabou marcando pênalti de Camilo em Luciano, que foi convertido por André Silva.
Mas a polêmica começa antes, quando o São Paulo tem escanteio a favor e Arboleda acerta Jemerson com o braço. O árbitro do VAR, Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, concorda que houve a falta, mas a equipe de arbitragem acaba entendendo que há nova “origem de jogada” antes do pênalti.
“Vou falar para ele que tem um braço que ele não viu. Rodrigo, o pênalti está confirmado. Mas quando o jogador bate escanteio tem um braço no rosto do Jemerson que você não viu”, diz Paulo Renato, chamando o juiz para a revisão.
A CBF divulgou o áudio do VAR do pênalti marcado no jogo entre São Paulo x Grêmio.
O VAR viu a “falta clara” do Arboleda em cima do Jemerson. Após revisar o lance no monitor o árbitro também entendeu que houve a falta, porém houve uma nova origem de jogada.
📽️@CBF_Futebol pic.twitter.com/RPqNCpwqkZ
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) May 18, 2025
O jogo ficou parado durante cerca de 5 minutos para a revisão até a marcação do pênalti, que gerou a vitória do São Paulo e empurrou o Grêmio para a zona do rebaixamento do Brasileirão. Depois do confronto, os profissionais gremistas fizeram muitas reclamações.
“O lance do gol foi um erro grosseiro. O árbitro não deu uma falta clara no Jemerson antes do pênalti. Luciano soube aproveitar a jogada para forçar a marcação, e o juiz caiu na dele. Conheço ele muito bem, é um especialista em cavar faltinha na área”, destacou o auxiliar gremista Sidnei Lobo, que treinou o time na ausência de Mano Menezes.
Antes de pensar no Bahia, domingo, 11h, pelo Brasileirão, sem Jemerson suspenso, o Grêmio volta a jogar diante do CSA na terça-feira, 21h30, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil, na Arena. Na ida, o time alagoano venceu em casa por 3×2.