Campeão pelo Grêmio da Copa do Brasil de 2001 e declarado torcedor gremista, o ex-atacante Luís Mário é favorável à troca do comando técnico do clube assim que virar a temporada, interrompendo o longo casamento com Renato Portaluppi. Para o antigo atleta, seria bom para os dois lados uma “descansada”, já que o clube está, em suas palavras, “viciado no Renato”.
“Ele tem que dar uma descansada. A gente está viciado no Renato. A história dele é linda no Grêmio. É o nosso maior ídolo, mas eu acho que o Grêmio tem que andar com as pernas sem ele. Quando ele vai embora, aí vem um treinador, perde três jogos e já pedem o Renato. O Grêmio não pode ser só ele. Há uma história do clube sem o Renato que tem que ser valorizada. O Grêmio está muito preso a ele hoje. Acho que o Renato deve dar uma descansada”, disse Luís, em entrevista ao podcast Papo Copero.
Porém, Luís Mário espera que a mudança não aconteça agora, em meio ao Brasileirão, onde o Grêmio ainda pode crescer e, quem sabe, buscar uma vaga na próxima Libertadores novamente.
“Ver outro treinador, outro perfil. Daqui dois, três anos, traz o Renato de novo. Mas tem horas que deve acontecer uma mudança. Entre idas e voltas, acho que já são mais de sete anos no clube. Trouxe títulos, mas tem horas que tem que mudar. Não pode mudar agora. Acredito que vamos ficar entre os seis, ele tem o grupo na mão e mandar embora agora é loucura. Final do ano revê tudo”, ampliou.
Renato evita falar do seu futuro no Grêmio
Mesmo com as recentes quedas na Copa do Brasil e na Libertadores, Renato segue com total respaldo da diretoria do Grêmio, tendo recebido muitos elogios do presidente Alberto Guerra depois da derrota para o Fluminense. Sobre 2025, ele evita dar grandes declarações, mas fala em “beliscar uma vaga na Libertadores”:
“É tirar o Grêmio dessa situação. Em momento algum, temi pelo que muita gente estava temendo (rebaixamento). Vamos buscar o lugar que nos é merecido. Eu tenho um grupo muito bom. Fazer logo os 45 pontos, mas buscar a pontuação para a gente brigar no Brasileiro. Quem sabe beliscar uma Libertadores. É difícil, mas não impossível”, afirmou Renato, em declaração depois de Criciúma 0x1 Grêmio.
Em 13° lugar no campeonato com 27 pontos, o Grêmio enfim retorna à Arena para o jogo deste domingo, 11h da manhã, contra o Atlético-MG.