Menos de 24h depois do término do Gre-Nal 435, que terminou com vitória do Inter por 1×0 com gol de David, o Grêmio publicou um comunicado oficial se dizendo “um clube de todos” e repudiando totalmente qualquer tipo de ato racista. Antes do jogo, viralizou negativamente o cântico da torcida gremista com a mensagem “chora macaco imundo” na arquibancada do Beira-Rio.
O cântico já é antigo e era entoado com mais frequência na década passada. Nesta quarta, a torcida do Grêmio não voltou a repetir a sua execução durante o andamento da partida, mas foi suficiente para jornalistas e torcedores até de fora do Rio Grande do Sul criticarem o fato.
“O Grêmio é um clube de todos, e temos muito orgulho disso. No nosso sangue e na nossa história estão as marcas dos povos do mundo todo. Manifestamos total repúdio a qualquer manifestação de cunho racista ou preconceituoso. Temos certeza de que a absoluta maioria da torcida gremista e dos cidadãos gaúchos também repudiam atos dessa natureza. A busca por combater ações discriminatórias é diária dentro do Grêmio, com uma série de ações práticas nesse sentido, e essa postura permanecerá para que episódios de preconceito de qualquer ordem não sejam mais vistos dentro de um estádio de futebol e na sociedade”, escreveu o clube.
Reveja o vídeo do citado cântico com teor racista:
Infelizmente o cântico racista persiste. pic.twitter.com/zd0R8Yu4KJ
— Nando Gross (@NandoGross) March 9, 2022