Após alguns dias de treinamento no CT Luiz Carvalho com os novos colegas, já para ir se adaptando à nova realidade, o atacante belga Francis Amuzu foi apresentado oficialmente pelo Grêmio nesta quarta-feira e ganhou a sempre pesada camisa 9 das mãos da direção. Otimista, ele revelou inclusive um conselho dado por Martin Braithwaite, que está auxiliando nesses primeiros dias justamente por falar inglês.
“Martin (Braithwaite) me falou que só precisa fazer uma coisa. Dar a vida em campo. Se fizer isso, a torcida vai te apoiar”, contou Amuzu, que admitiu que prefere jogar na ponta esquerda: “É ali que me sinto que posso realizar mais ações com a bola, atacar a profundidade. Pela direita, é mais correr com a bola e cruzar”.
Mesmo já registrado no BID da CBF, Amuzu não tem data de estreia já confirmada e pode ficar de fora da partida de sábado, 16h30, diante do Ypiranga, fora de casa, pela última rodada da fase classificatória do Gauchão. Depois, o Grêmio tem o São Raimundo, em Roraima, quarta, pela estreia na Copa do Brasil.
GOL DELE! ⚽️🇪🇪 AMUZU!! pic.twitter.com/goSPmFblzQ
— Grêmio FBPA (@Gremio) February 12, 2025
Mais falas de Amuzu na coletiva:
A decisão de jogar no Grêmio
“Sou um ponta esquerda, mas posso jogar na direita também. Para mim foi uma decisão fácil, eu conversei com o técnico e ele me passou muita confiança. O treinador me disse que se eu viesse e desempenhasse, eu jogaria bastante jogos. Eu gostei bastante da proposta do Grêmio”
- EXCLUSIVA – Elias celebra fase nos Estados Unidos e cita melhor memória no Grêmio: “Precisei de uns dias para acordar”
Lesões recentes na carreira
“No futebol as lesões são normais. Eu tive uma lesão mais séria e fiz uma cirurgia. Fiquei três meses afastados. E, na volta, você precisa se readaptar. Tive problemas na coxa e no calcanhar, mas não foram culpa minha. Com certeza, o clima aqui vai me ajudar a não ter lesões”
Nome: Francis Apelete Amuzu
Nascimento: 23/08/1999 (25 anos)
Naturalidade: Accra, Gana
Clubes: Anderlecht/BEL (2018 – 2025)