
Considerada desde já como uma das edições mais difíceis da história, a Série B de 2022 reservará ao Grêmio um reencontro com vários ex-jogadores do seu próprio elenco desde a estreia, fora de casa, contra a Ponte Preta. No elenco da Macaca está o atacante Pedro Júnior, autor do até hoje lembrado gol do título do Gauchão de 2006 no empate em 1×1 com o Inter no Beira-Rio.
Em relação aos crias da base gremista, o volante Filipe Machado segue em mais uma temporada com a camisa do Cruzeiro, enquanto o lateral-esquerdo Júnior Tavares continua no Náutico após passagens recentes por São Paulo e Sport Recife.
Também “feito” no Grêmio, o zagueiro Saimon, hoje com 30 anos, volta a ter espaço no cenário nacional defendendo as cores do Londrina – o jogador chegou a ser titular gremista por algumas oportunidades entre as temporadas de 2011 e 2012.
Outro zagueiro ex-gremista que disputará uma vaga na elite de 2023 é Rafael Thyere, que fez parte dos elencos campeões da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017. Com status de líder e titular, ele mais uma vez abre um ano jogando no Sport Recife.
A lista foi ampliada nesta semana, quando o Criciúma anunciou oficialmente a contratação do lateral-esquerdo Marcelo Hermes, antiga promessa da base gremista, que tem passagens por Benfica, Cruzeiro, Goiás e mais recentemente Ponte Preta. O Tigre ainda terá Gui Azevedo emprestado, enquanto Guilherme Guedes jogará na Chapecoense.
Confira a ordem de jogos do Grêmio no 1° turno da segunda divisão:
Ponte Preta – fora
Chapecoense – casa
Guarani – casa
Operário – fora
CRB – casa
Cruzeiro – fora
Ituano – fora
Criciúma – casa
Vila Nova – fora
Vasco – fora
Novorizontino – casa
Sport – fora
Sampaio Corrêa – casa
CSA – fora
Londrina – casa
Bahia – fora
Náutico – casa
Tombense – casa
Brusque – fora