Emprestado à Chapecoense pelo Inter na temporada de 2016, Alan Ruschel foi um dos jogadores sobreviventes ao trágico acidente aéreo com o time de Santa Catarina, que, entre atletas, dirigentes, comissão técnica, jornalistas e tripulantes, vitimou 71 pessoas em novembro do mesmo ano, na Colômbia.
Semanas depois da fatalidade, a direção colorada fez questão de renovar o contrato do lateral-esquerdo até 2018 e colocou toda a estrutura à disposição de sua recuperação. Ele até hoje é agradecido pela atitude:
“O Inter foi o clube que me deu uma oportunidade muito grande e sou muito grato ao clube. Mesmo eu não podendo atuar, eles renovaram meu contrato mostrando o respeito que eles têm com todos profissionais que lá estão. Como disse anteriormente, não penso em aposentadoria ainda, tenho muitos objetivos grandiosos no futebol e sei do meu potencial para conquistar”, disse o jogador em entrevista ao site BrBolaVip.
Em janeiro de 2018, Alan, já recuperado plenamente, rescindiu o contrato com o Inter e assinou por três temporadas com a Chape, com vínculo indo até 2020. Após um período curto cedido ao Goiás, voltou ao Verdão do Oeste neste ano.