
O Inter quebrou um longo jejum de resultados positivos ao vencer o Botafogo por 2×0, com gols de Alan Patrick e Vitinho no Beira-Rio, diante de 20.805 torcedores. O triunfo trouxe alívio na tabela do Brasileirão e significou a primeira vitória sob o comando do técnico Ramón Díaz. Mais do que o resultado, a partida ficou marcada por mudanças estruturais na equipe, que podem ser mantidas para os próximos jogos. Além disso, pela primeira vez após 15 jogos a defesa não levou gol.
A principal novidade foi a utilização de Alan Patrick em uma função mais avançada, quase como um falso 9. Sem Borré, Ramón abriu mão de um centroavante fixo e deu liberdade para que o camisa 10 atacasse os espaços. Foi assim que ele apareceu dentro da área, aos oito minutos do primeiro tempo, para marcar o gol que abriu caminho para a vitória colorada.
Outra alteração importante foi a adoção de um esquema com três zagueiros — Vitão, Mercado e Juninho — protegendo a defesa. A mudança deu ao Inter maior segurança para enfrentar o Botafogo, que teve dificuldades para criar chances em um gramado pesado. O Colorado dominou a etapa inicial e poderia ter ampliado antes do intervalo com chutes de Aguirre na trave e cabeceio de Vitão no travessão.
+ Ramón Díaz valoriza “temperamento” de Borré, que pediu para estar em campo pelo Inter
Inter jogou com três zagueiros e viu Alan Patrick como falso 9
Na entrevista pós-jogo na zona mista do Beira-Rio, Alan Patrick explicou a adaptação ao novo papel ofensivo e destacou a conversa que teve com o treinador antes da partida. Segundo o meia, o diálogo foi decisivo para compreender a movimentação necessária para surpreender a defesa carioca.
“Eu tive essa função poucas vezes na carreira, mas acho que conseguimos adaptar bem. Ontem (sexta) o Ramón me explicou a ideia que ele estava pensando e procurei executar da melhor forma, tentando fazer a leitura dos espaços e flutuar para gerar dúvida na defesa adversária”, disse Alan Patrick, em entrevista recuperada pelo GZH.
O segundo gol saiu logo aos quatro minutos da etapa final, quando Carbonero deu passe preciso para Vitinho, que finalizou cruzado na saída de Léo Linck. Depois disso, o Inter controlou a posse e administrou o resultado até o apito final, sem sofrer grandes sustos.
+ Baldasso celebra vitória, mas não se engana com futebol do Inter: “Estou exausto”
O triunfo levou o Colorado aos 32 pontos, colando no Grêmio, que foi derrotado pelo Bragantino por 1×0. Antes da rodada, o Inter era o 15º colocado, a apenas cinco pontos da zona de rebaixamento. A vitória dá fôlego e esperança de reação no campeonato.
Agora, Ramón Díaz terá cerca de dez dias de trabalho durante a Data FIFA para consolidar as mudanças antes do próximo compromisso no Brasileirão, marcado para o dia 15, contra o Mirassol, fora de casa. A tendência é que tanto o esquema com três zagueiros quanto a utilização de Alan Patrick mais avançado sigam como opções prioritárias.
+ Ivan tem lesão e desfalca o Inter nas partidas restantes do Brasileirão


Acompanhe em tempo real tudo sobre o clube: lances, vídeos, imagens exclusivas, entrevistas, coletivas, curiosidades e muito mais. Basta seguir o nosso canal no WhatsApp e não perder nenhum detalhe.
Ao clicar no botão, você aceita os Termos de Serviço do WhatsApp.









