
Dois dias após a vitória por 2×1 sobre o Fortaleza na Arena, o elenco do Grêmio teve uma quinta-feira (31) marcada por uma ação especial fora dos gramados. Além do treino no CT Luiz Carvalho, os últimos 16 reforços contratados pelo clube nesta temporada participaram de uma visita ao Museu Hermínio Bittencourt, que foi reformado após os danos causados pela enchente histórica de maio de 2024.
A atividade contou com a presença do técnico Mano Menezes, seus auxiliares e o coordenador técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão. O objetivo foi apresentar aos atletas a história, as raízes e as conquistas do Grêmio — reforçando o sentimento de pertencimento e identidade tricolor.
Felipão apresenta Arce a Balbuena e projeta legado paraguaio
Durante a visita, uma das imagens divulgadas pelo clube chamou atenção: Felipão aparece mostrando ao zagueiro Fabián Balbuena uma foto de Francisco Arce, lateral-direito paraguaio que brilhou no Grêmio nos anos 1990 sob o comando do próprio Felipão. Juntos, conquistaram títulos como o Campeonato Brasileiro de 1996 e a Conmebol Libertadores de 1995.
+ Bom ambiente no dia a dia faz direção do Grêmio confiar na continuidade de Mano Menezes
Balbuena, que ainda não estreou pelo clube, foi apresentado nesta semana e já havia citado Arce como uma das influências na sua escolha pelo Grêmio:
“O Arce falou muito bem do clube e do Felipão. Também conversei com Rivarola, Riveros e Villasanti. Todos elogiaram muito a estrutura e o ambiente do Grêmio”, disse o zagueiro em entrevista coletiva.
A expectativa é que Balbuena faça sua estreia no dia 10 de agosto, contra o Sport, na Arena.
+ Suárez, Renato, Arthur e até Inter: os recados de “parabéns” ao Grêmio na web

Museu reformado e ação social com o IGT marcam o dia
O Museu Hermínio Bittencourt, localizado na esplanada da Arena, foi reaberto em fevereiro após passar por um processo de recuperação do acervo danificado pela enchente. O espaço agora conta com uma área dedicada ao futebol feminino e segue aberto para visitação todos os dias, das 10h às 18h.
Além da visita ao museu, os jogadores também conheceram o trabalho do Instituto Geração Tricolor (IGT), projeto social do clube que atende crianças em situação de vulnerabilidade. A ação serviu para quebrar a rotina de treinos e jogos, aproximando os atletas da história e dos valores do Grêmio.
“Queremos que todos os visitantes sintam o orgulho de fazer parte disso. Após um período de desafios e superação, estamos prontos para receber todos de braços abertos”, declarou o presidente Alberto Guerra, na reabertura do museu, em fevereiro de 2025.
O PESO DA TRADIÇÃO 🇪🇪💙 Após o período de reformas do Museu Hermínio Bittencourt devido aos danos das enchentes do ano passado, nossos 16 últimos reforços e comissão técnica puderam visitar e descobrir um pouco mais sobre a história imortal do Tricolor. Eles também conheceram o… pic.twitter.com/mClEvoWBox
— Grêmio FBPA (@Gremio) August 1, 2025
Siga o Grêmio no nosso Canal do WhatsApp
Receba as notícias do Zona Mista direto no seu WhatsApp. É rápido, grátis e sem spam.
Ao clicar no botão, você aceita os Termos de Serviço do WhatsApp.