
Inspirado no Grêmio, tanto no seu escudo quanto nas próprias cores do time, o Kawasaki Frontale, do Japão, fez história nesta semana ao vencer o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo, pelo placar de 3×2 pela semifinal da Champions League da Ásia. Agora, os azuis tentarão a taça neste sábado, às 13h30, contra o Al-Ahli, no King Abdullah Sports City, em Jedá, na Arábia Saudita.
Ex-clube do ex-centroavante Leandro Damião, o Frontale, antes da edição deste ano, tinha as quartas de final como melhor campanha em sua história na Liga dos Campeões da Ásia. Um dos seus atuais jogadores é o atacante Marcinho, também ex-Inter.
“Dividir o gramado com o Cristiano Ronaldo é uma coisa surreal. Posso falar para os meus filhos e para os meus netos que eu joguei contra ele e ainda ganhei a partida”, declarou o brasileiro, ao site Globoesporte, sobre ter enfrentado CR7.
A torcida do Kawasaki Frontale que derrotou o Al Nassr, de CR7, na semifinal da Liga dos Campeões da Ásia!
Eles usam um cântico idêntico ao do São Paulo e as mesmas cores do Grêmio. 😍🇯🇵
Via: @JInsiderBR
pic.twitter.com/WVpP0quVZB— Gols do Brasileirão ⚽️🇧🇷 (@golsdobrasil1) April 30, 2025
“Entramos em campo como se fosse o jogo da nossa vida, sabíamos que seria difícil, mas cada um deu seu melhor lutamos até o final e graças a Deus a gente conseguiu a vitória e estamos na final”, acrescentou o jogador do time japonês.
Além de Marcinho, o elenco do Kawasaki Frontale conta com Erison (ex-Botafogo), Jessiel e Patrick Verhon. Já o Al-Ahli, rival da grande final deste sábado, tem nomes como Roberto Firmino, Wenderson Galeno e Alexsander (ex-Fluminense).
A inspiração no Grêmio
Segundo levantamento do portal Gremistas, o Kawasaki Frontale foi fundado em 1955, na cidade de Kawasaki, mas originalmente se chamava Fujitsu Soccer Club. Em 1997, após uma união entre dois clubes, adotou o atual e as cores do Grêmio em seu escudo. O uniforme também tem traços que lembram o tricolor gaúcho.