
Com a incerteza sobre a possibilidade de contratação de Dorival Jr, que pode não estar disposto a voltar a trabalhar tão cedo após a demissão da Seleção Brasileira, o Grêmio já sabe que precisará trabalhar com outras alternativas para substituir Gustavo Quinteros. Depois de cerca de 100 dias, o argentino naturalizado boliviano foi mandado embora depois de levar 4×1 do Mirassol fora de casa.
É neste contexto que surge o nome de Mano Menezes, um velho conhecido do fuebol gaúcho, que está livre no mercado desde a demissão do Fluminense. Ele chegou a treinar neste campeonato, mas caiu depois da derrota de 2×0 para o Fortaleza, fora de casa, na estreia.
Mano tem aceitação junto aos principais dirigentes do Grêmio e conta com pontos a seu favor, como o conhecimento da realidade do futebol gaúcho, a experiência e a “fama” de dar boa resposta em curto prazo nos seus trabalhos. Em 2024, por exemplo, pegou o Fluminense mergulhado na zona do rebaixamento e terminou o campeonato classificado para a Sul-Americana.
“As primeiras informações dão conta de que o acerto com ele é muito difícil, pois Dorival não estaria disposto a assumir um novo desafio agora. Por isso, outros estão sendo avaliados. Inclusive o de Mano Menezes. Este, no momento, é o nome mais forte nos bastidores do Grêmio, pois o treinador está livre após a saída do Fluminense”, relatou o repórter Eduardo Gabardo, da Rádio Gaúcha.

- Grêmio mantém Dorival Jr como favorito, mas vê outro nome ganhar força nos bastidores
- Ao anunciar demissão de Quinteros, Guerra faz críticas a jogadores do Grêmio
Mano se projetou no Grêmio
Entre 2005 e 2007, Mano Menezes trabalhou no Grêmio e ganhou projeção para o futebol brasileiro com a conquista da Série B na épica Batalha dos Aflitos, com dois Gauchões e com um vice de Libertadores. Depois, teve espaço em Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras, Bahia e também no Inter, além da Seleção Brasileira e no exterior.
A parte do relacionamento com os jogadores, no entanto, é um ponto a ser observado. Mano saiu do Fluminense com relatos de problemas com o zagueiro Thiago Silva, um dos líderes no elenco. Antes, no Corinthians, também chamou a atenção por situações com alguns atletas como Yuri Alberto e Raniele.
Ainda sem treinador, o Grêmio não terá muito tempo para se preparar até o próximo jogo, que é “só” um Gre-Nal neste sábado, 21h, na Arena. Para tentar deixar o 17° lugar com 3 pontos, o tricolor deverá ser dirigido pelo interino James Freitas.
Veja mais notícias do Grêmio: