Em sua recente participação no Charla Podcast, no YouTube, o técnico Renato Portaluppi relembrou a passagem de Luan de volta ao Grêmio em 2023, naquela que foi uma tentativa dele e do clube de recuperar o ser humano e não apenas o jogador. Segundo o treinador, as poucas chances em campo foram por conta do longo período que o atacante vinha sem atuar no Corinthians.
“Ele estava largado no Corinthians e eu falei com ele. Falei com o presidente do Grêmio, que me autorizou. Eu trouxe ele de volta para botar na vitrine e jogar de novo. Estava há muito tempo sem jogar. Fui botando aos pouquinhos para ele continuar no Grêmio ou abrir as portas para algum outro clube. E ele foi para o Vitória. Lá, eu não sei o que aconteceu, que ele não conseguiu jogar. Eu não estava lá”, comentou Renato.
Com Luan, Renato viveu o auge como treinador do Grêmio ao vencer a Libertadores de 2017, mas, pouco tempo depois, o atacante não conseguiu mais repetir os grandes jogos. Hoje, se encontra sem clube desde que saiu do Vitória.
“No Grêmio, teve poucas chances comigo. Tentei recuperar ele. Mas estava há 1 ano sem jogar. Fui soltando aos poucos pensando em 2024. E foi para o Vitória. Tem um baita de um coração e é um jogadoraço. Na Libertadores de 2017, fez chover. Um garoto nota 10 em todos os sentidos. Eu faço o possível, mas o jogador precisa se ajudar. Eu falo para eles: sou o escudo de vocês. Deixem me criticarem”, afirmou Renato.