Embora siga mantendo o sonho de ser octacampeão consecutivo de forma inédita, o que igualaria um feito do rival, o Grêmio está muito frustrado com a realização do Gauchão de 2025 e com os erros de arbitragem, se considerando o time mais prejudicado dentre todos os participantes. A gota d’água foi a recente vitória de 2×1 sobre o Juventude, na Arena, pela ida da semi, com pênalti não dado em Monsalve.
Internamente, a direção do Grêmio já vem recebendo pressão para que essa seja a última participação em Gauchão e que a situação seja repensada para o ano seguinte. As informações são do comentarista Cesar Cidade Dias, o CCD, da Rádio Gaúcha.
“Ganha corpo internamente uma pressão contra a participação do Grêmio neste modelo de competição regional nas próximas temporadas. Se sabe que muitos conselheiros e grupos de torcedores cobraram dos atuais dirigentes a saída imediata do Grêmio do Gauchão, o que foi descartado, de pronto, por quem recebeu esta pressão. Os dirigentes não admitem qualquer possibilidade de deixar a competição”, escreveu Cesar, em coluna em GZH.
“No futuro, no entanto, não se pode desconsiderar essa possibilidade. O desgaste atual do clube neste campeonato apenas dá coro a quem não acredita em vantagem para o tricolor participar do Gauchão. Após o término deste evento, com toda a certeza, o Grêmio irá discutir a sua participação nas próximas temporadas, sobretudo com a utilização dos seus principais jogadores”.
Presidente do Grêmio vê campeonato manchado
Para Alberto Guerra, que está no último ano do seu primeiro mandato no Grêmio, o Gauchão de 2025 já está “manchado” antes mesmo do seu término. O clube, além de buscar os áudios do VAR do jogo contra o Juventude, insiste em solicitar arbitragem de fora do RS nas próximas partidas.
“Ao nosso ver, o nosso campeonato já está manchado. Se não quiserem chamar arbitragem de fora e continuarem bancando, aí a responsabilidade passa a ser total da FGF. Nós queremos escutar os áudios do VAR. Em última análise, vamos nos CPFs das pessoas para poder buscar os prejuízos causados ao Grêmio. Não quero acreditar em coincidências, mas é muitas de uma vez só. Cabe a nós investigar. O que aconteceu nesse campeonato foi demais, especialmente no jogo de ontem”, disparou Guerra neste domingo também à Rádio Gaúcha.