Após realizar um fortíssimo pronunciamento contra a arbitragem, levantando até mesmo questões familiares envolvendo o árbitro do VAR, o vice de futebol do Grêmio, Alexandre Rossato, não foi embora da Arena e permaneceu até de madrugada para aguardar alguns dos responsáveis pelo apito. Sua intenção era fazer questionamentos sobre lances polêmicos durante a vitória gremista por 2×1 sobre o Juventude, em Porto Alegre, pela ida da semi do Gauchão.
Só por volta de 1h50 da manhã, já na madrugada de sábado para domingo, o árbitro responsável pelo VAR, Douglas da Silva, deixou a sala ao lado de alguns auxiliares. Ele, porém, saiu em absoluto silêncio sem responder os questionamentos de Rossato, que seguia logo atrás: “Só explica o critério, meu amigo. Na área não é pênalti, mas no meio de campo é? É isso? Só o critério”, disse o dirigente. Os repórteres Lucas Pilar e Diego Torbes registraram o momento:
Douglas Schwengber sai por volta de 1h50 da Arena. Não respondeu a nenhum questionamento. pic.twitter.com/PHRpJTHpRk
— Lucas Pilar (@lucasrpilar) February 23, 2025
Equipe do VAR deixa a Arena sob protesto do Vice Presidente de Futebol Alexandre Rossato.
Equipe de arbitragem foi sair apenas às 02h da manhã da Arena do Grêmio. pic.twitter.com/UAMyJHKkiY
— Diego Torbes (@DiegoTorbesBage) February 23, 2025
A principal reclamação do Grêmio foi a não marcação de pênalti em Monsalve por falta de Abner, do Juventude, ainda no primeiro tempo. Nem mesmo o VAR chamou o árbitro de campo, Jonathan Pinheiro, para revisar a jogada, o que ampliou a irritação gremista.
“Hoje, um pênalti escandaloso a favor do Grêmio não foi marcado. No decorrer do jogo, o Cristian (Olivera) toma uma cotovelada no rosto e nada acontece. O zagueiro do Juventude (Abner) passou o jogo inteiro batendo e nem amarelo tomou. Inaceitável. O clube se dedica para contratar uma comissão técnica, fazer todos os esforços para contratar seus jogadores. E aí a gente vê o que aconteceu hoje: um erro que pode significar a classificação do Grêmio. Foi uma vergonha”, esbravejou Rossato.
Grêmio buscará ter acesso aos áudios do VAR
Nos próximos dias, o Grêmio deverá preparar um ofício para a Federação Gaúcha de Futebol solicitando acesso às gravações de áudio no VAR nos lances mais polêmicos desta partida. Recentemente, o clube havia sugerido árbitros de fora do Rio Grande do Sul para a reta final do campeonato, mas a FGF prontamente descartou a ideia. Podendo empatar para avançar à final, o tricolor reencontra o Juventude no sábado, 16h30, em Caxias do Sul.