Na noite deste sábado, a Arena do Grêmio foi palco de um jogo tenso entre Grêmio e Juventude, válido pelas semifinais do Campeonato Gaúcho. A partida terminou com a vitória gremista por 2×1, mas não sem controvérsias, especialmente sobre a arbitragem de Jonathan Pinheiro.
O perfil oficial do Grêmio no X (antigo Twitter) expressou sua insatisfação com a arbitragem e o uso do VAR durante o jogo. Em um post polêmico, o clube questionou a decisão do árbitro e dos responsáveis pelo VAR em um lance crucial da partida. “Alguém achou que não foi pênalti ao assistir esta imagem? Talvez só o árbitro e os responsáveis pelo VAR. A propósito, alguém consegue entender os critérios do VAR neste Gauchão? Nós, não!”, escreveu o clube.
A postagem continuou, reforçando a posição do Grêmio em busca de uma arbitragem justa: “Mais uma vez, reforçamos: não queremos nenhum benefício. Queremos uma arbitragem justa! Perde o Grêmio e perde o futebol”.
A polêmica gira em torno de um lance no primeiro tempo, onde o Grêmio reclamou de um pênalti não marcado em cima de Monsalve. O VAR revisou o lance, mas a arbitragem decidiu seguir o jogo. A decisão gerou revolta entre os torcedores gremistas e a direção do clube, que não pouparam críticas à Federação Gaúcha de Futebol e à arbitragem brasileira como um todo.
Alguém achou que não foi pênalti ao assistir esta imagem? Talvez só o árbitro e os responsáveis pelo VAR. A propósito, alguém consegue entender os critérios do VAR neste Gauchão? Nós, não!
Mais uma vez, reforçamos: não queremos nenhum benefício. Queremos uma arbitragem justa!… pic.twitter.com/tgNz2wONIP— Grêmio FBPA (@Gremio) February 23, 2025
O Grêmio agora se prepara para o jogo de volta contra o Juventude, que acontecerá no próximo sábado, no Estádio Alfredo Jaconi. A equipe tricolor busca manter a vantagem e garantir a vaga na final do Campeonato Gaúcho.