Depois de uma primeira temporada discreta pelo Grêmio, sendo pouco utilizado pelo então técnico Renato Portaluppi, Edenilson vem ganhando cada vez mais espaço na nova comissão liderada por Gustavo Quinteros, já se tornando uma espécie de 12° jogador executando funções diferentes em campo. Sua polivalência, aliás, é o que mais vem agradando o atual comandante.
Na última terça-feira, por exemplo, Edenilson teve a chance de sair jogando e atuou em uma função mais avançada pelo lado direito. Em ótima jornada, realizou duas assistências para gols de cabeça de Braithwaite e terminou a noite sendo muito elogiado por Quinteros em coletiva:
“Edenilson é um jogador importante, tem dinâmica, velocidade e entende muito bem o jogo. Entrou pela direita, atrasamos um pouco Villasanti e deu muito jogo pelo lado direito. Apoiou muito bem o Pavon e chegou ao gol. Foi um jogador importante jogando por dentro e também pode ir bem jogando por fora, dando possibilidade de passagem do lateral por fora”, disse Quinteros, na ocasião, em fala recuperada por GZH.
Mesmo que venha atuando mais adiantado, a tendência é que Edenilson volte a partir de agora a disputar posição no centro do meio, na abertura do setor, como fez em grande parte da carreira. Isso porque Quinteros está ganhando os acréscimos dos pontas Amuzu e Olivera, o que pode influenciar já nas próximas escalações.
Nova chance para Edenilson no Grêmio?
De olho na estreia da Copa do Brasil na quarta-feira que vem, dia 19, às 19h30, diante do São Raimundo, em Roraima, o Grêmio deve preservar vários titulares da partida deste sábado, 16h30, fora, contra o Ypiranga, pela rodada final da fase classificatória do Gauchão. Neste momento, pela atual configuração, o tricolor estaria enfrentando o Juventude na semi com jogo da volta em Caxias do Sul.