Virtualmente classificado para a semifinal do Gauchão, aguardando apenas a definição matemática, o Grêmio evita “escolher” rival na próxima fase e sabe que existe a chance de o rival ser o Inter, já que o Juventude vem mantendo a melhor campanha. Na terça-feira, logo depois da vitória sobre o Pelotas por 5×0, na Arena, o técnico Gustavo Quinteros negou qualquer tipo de preferência de oponente.
O treinador também minimizou o alto número de estrangeiros no elenco, sendo que o limite nas competições nacionais é de nove por jogo. Atualmente, ele tem exatamente nove à disposição, já que Kannemann está lesionado e o uruguaio Cristian Olivera, que é atacante e tem negociações avançadas, ainda não chegou.
“Sobre preferência na semi, não tenho. Para ser campeão, que é o que queremos, teremos que passar por todos. Dos estrangeiros, é um tema importante, mas será de acordo com o jogo. Se precisarmos de mais força no ataque, poderemos usar mais estrangeiros no ataque. Se necessitamos ser mais fortes e sólidos na defesa, poderemos utilizar mais estrangeiros na defesa”, declarou o treinador do Grêmio.
No momento, os estrangeiros do elenco gremista são os volantes Cuéllar (colombiano) e Villasanti (paraguaio), os meias Cristaldo (argentino) e Monsalve (colombiano) e os atacantes Pavón (argentino), Braithwaite (dinamarquês), Aravena (chileno), Arezo (uruguaio) e Amuzu (belga). A tendência é que Quinteros utilize time misto no sábado, 16h30, fora, diante do Ypiranga, na última rodada da fase classificatória.
Mais falas de Quinteros após Grêmio 5×0 Pelotas:
“O que eu mais necessito na equipe é um zagueiro. Temos apenas três. Se perco um por lesão, fico apenas com dois. E é uma posição em que a equipe, no anterior, teve problemas. E agora também estamos tendo problemas. Precisamos reforçar com um ou dois zagueiros a mais”
.
“Olivera é um jogador jovem, que tem muito futuro, pode jogar de extrema pela direita ou pela esquerda. Seria um bom aporte ofensivo para a equipe. Mas volto a repetir. Hoje, o Grêmio necessita um zagueiro urgente e estamos tratando que venha. Está difícil. O mercado não é fácil. Mas esperamos que isso aconteça nesses dias. Se vem Olivera, é bom jogador, mas nós estamos tratando de incorporar um zagueiro de forma urgente”