Publicidade

10 informações para você entender tudo que está acontecendo com o Gauchão

Em 10 perguntas e respostas, entenda todas as informações do estadual do RS até a noite deste domingo

Após cerca de quatro meses, o Gauchão vai entrar nesta segunda-feira na sua semana de retorno oficial. Embora os boatos e indefinições nos bastidores, a rodada de quarta, pelo menos até a noite deste domingo, está confirmada – e com Gre-Nal no Centenário, em Caxias do Sul, 21h30. Listamos, abaixo, 10 perguntas e respostas para entender a situação do estadual.

O que foi decidido sobre o gauchão na reunião de sábado?

Em caráter emergencial, os clubes foram convocados pela FGF para uma videoconferência no final da tarde de sábado. Nos bastidores, especulava-se que o fim do campeonato poderia ser declarado. Mas, em votação, todos os times participantes escolheram fazer o término em campo. Além disso, a reunião definiu o Gre-Nal em Caxias do Sul.

MAS O GRE-NAL ESTÁ, MESMO, CONFIRMADO PARA CAXIAS?

Segundo a FGF, sim. Até às 22h deste domingo, data da publicação deste artigo, o Gre-Nal está confirmado para o Centenário, em Caxias do Sul. No entanto, uma informação do narrador Haroldo de Souza, da Rádio Gre-Nal, dá conta de que um advogado da cidade pretende ir à Justiça na segunda-feira para “embargar” a realização do clássico.

PELOTAS TEM JOGADOR COM COVID-19. E AGORA?

Neste domingo, veio a público a informação de que um jogador do Pelotas testou positivo para o novo coronavírus. Pior do que isso: ele treinou em coletivo com os demais colegas. O protocolo indica que a quarentena é de 14 dias – inclusive para quem teve contato com o infectado. De imediato, a Prefeitura de Pelotas cancelou o Bra-Pel de quarta-feira, marcado para a Boca do Lobo, que será em nova data. A FGF, mais uma vez, se manifestou garantindo que, mesmo com este caso no Lobão, o Gauchão continua.

DUPLA GRE-NAL PODE EMPRESTAR JOGADORES PARA O PELOTAS?

Sim. Segundo o presidente Ricardo Fonseca, do Brasil de Pelotas, a hipótese foi ventilada na reunião de sábado. Durante o domingo, surgiu a informação de que o Lobão buscava os empréstimos dos goleiros Brenno, do Grêmio e Keiller, do Inter. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, garante não ser contra o empréstimo de atletas para o Lobão. Mas o problema é que, pelos protocolos da cidade, eles também precisariam passar por uma quarentena. Então, alternativas passam a ser ventiladas. O uso de jogadores da base para o Pelotas concluir a participação ou a ida do elenco a destinos como Caxias ou Lajeado.

QUEM MAIS PODE AJUDAR O PELOTAS?

O Caxias, no momento, diz não ter condições de ajudar o Pelotas. Já o Juventude, através do seu presidente Walter Dalzotto Jr, se prontifica a ajudar o clube: “Temos que trabalhar com as questões concretas e buscar alternativas para conseguir dar o suporte ao Pelotas. Temos que atravessar o rio juntos e de mãos dadas. Essa é a intenção de todos. O Juventude poderia emprestar jogador ao Pelotas, sem problema nenhum. Se for o caso, para o Pelotas concluir os três jogos”, disse em entrevista ao O Pioneiro.

POR QUE PORTO ALEGRE NÃO RECEBERÁ JOGOS?

Na última sexta-feira, a Prefeitura de Porto Alegre emitiu nota oficial informando que o futebol, na cidade, segue “restrito temporariamente”. A alegação do prefeito Nelson Marchezan é por temer um colapso no sistema de saúde por causa da Covid-19. “Diante do quadro de aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI da Capital, a Prefeitura de Porto Alegre, anunciou nesta sexta-feira, 17, que a realização de jogos de futebol segue restrita temporariamente. A medida leva em conta o aumento da taxa de contaminação por Coronavirus e seguirá tendo acompanhamento das equipes técnicas da Secretaria de Saúde”, diz trecho do comunicado. A decisão irritou profundamente a direção do Inter, que inclusive já preparava o Beira-Rio para o Gre-Nal do dia 22.

ONDE o NOVO HAMBURGO vai jogar as suas partidas do gauchão?

Assim como Porto Alegre, a prefeitura de Novo Hamburgo vetou a realização de jogos na cidade por conta do coronavírus. Pela proximidade, a expectativa era de que o campeão estadual de 2017 pudesse mandar os seus jogos para o Cristo Rei, em São Leopoldo, casa do Aimoré. Mas o prefeito local Ary Vannazi garantiu que somente o Aimoré vai mandar jogos no município, criando um novo impasse: “São Leopoldo só aceitará os jogos do Campeonato Gaúcho na cidade com mando de campo do Aimoré. Com o agravamento da pandemia e a lotação das UTIs, há a necessidade cada vez maior do isolamento social para diminuir a circulação de pessoas”, escreveu no Twitter.

ONDE É POSSÍVEL JOGAR NO MOMENTO?

A FGF terá que fazer o rearranjo dos jogos tendo apenas três sedes disponíveis e aptas para jogo: Caxias do Sul e Bento Gonçalves, na Serra, e São Leopoldo – mas, conforme disse o prefeito, apenas para partidas do Aimoré como mandante. O 19 de Outubro (São Luiz, em Ijuí) e o Colosso da Lagoa (Ypiranga, em Erechim), pela distância em relação aos demais, foram descartados dentro da proposta de retorno do estadual feita pela entidade.

GRAMADO DO CENTENÁRIO PREOCUPA?

Por conta das geadas e das baixíssimas temperaturas da última semana, a dupla Gre-Nal se preocupa com a qualidade do gramado do Centenário – tanto é que ocorreu vistoria no sábado para o clássico ser no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, antes do veto da Prefeitura. Segundo o presidente do Caxias, Paulo Cesar Santos, o gramado que receberá o clássico na quarta-feira está em boas condições.

Quando SERÁ A grande final do gauchão 2020?

Não existe a resposta neste momento. A FGF marcou os jogos apenas até a final do 2° turno, que será no dia 5 de agosto. Como o Brasileirão inicia no final de semana dos dias 8 e 9, as duas partidas decisivas do Gauchão necessariamente “entrariam” o certame nacional. A finalíssima só não ocorrerá se o Caxias, que ganhou o primeiro turno, vencer também o returno.

você pode gostar também

Utilizamos cookies. Aceitar Ler políticas

© 2024